Paradigma... Poderíamos compará-lo a um guarda chuva onde está ancorada um série de estudos de um grupo, de uma corrente ou teoria. Modelo que uma sociedade partilha; Campo científico com métodos e valores; padrão a ser seguido.
A Ecopedagogia quer promover o verdadeiro sentido de nossa humanidade, perceber o sentido das coisas na prática cotidiana, uma vida com mais harmonia e sustentabilidade. É um novo paradigma, um paradigma mais humano que cabe a nós futuras pedagogas incorporar sua essência.
Ensinar exige a criação de possibilidades pelos professores para seus alunos. Situações que possibilitem vivenciar experiências para que a aprendizagem se desenvolva de forma significativa para os educandos.
A autora concorda com Edgar Morin (2000), quando fala de uma retomada de pensamento humano, para que possamos responder aos desafios da globalidade, da complexidade, da vida social, política.... E precisamos, pois, isso ajudar a propiciar uma abertura para o novo, um pensamento novo o da ecopedagogia.
Seria muito bom trabalharmos sob a linha do construtivismo. Uma proposta construtivista parte de que o ser humano vai aprendendo, conhecendo e construindo suas habilidades a partir da interação com o meio com o professor e outros sujeitos envolvidos, através de experiências e vivências.
A autora concorda com Edgar Morin (2000), quando fala de uma retomada de pensamento humano, para que possamos responder aos desafios da globalidade, da complexidade, da vida social, política.... E precisamos, pois, isso ajudar a propiciar uma abertura para o novo, um pensamento novo o da ecopedagogia.
Seria muito bom trabalharmos sob a linha do construtivismo. Uma proposta construtivista parte de que o ser humano vai aprendendo, conhecendo e construindo suas habilidades a partir da interação com o meio com o professor e outros sujeitos envolvidos, através de experiências e vivências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário