domingo, 22 de abril de 2012

Aprendizagens construídas na 7ª semana em Fundamentos Teórico-Metodológicos da atuação docentee

Nessa semana de estudos refletimos um pouco sobre a Gestão Escolar...
Na LDBEN 9394/96, artigo 3º, inciso VIII: gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas públicos de ensino.

Da tradição administrativa à gestão escolar podemos perceber que administrar nada mais é que organizar, planejar, controlar, coordenar... São princípios semelhantes aos da gestão escolar que também tem o objetivo de organizar e coordenar o trabalho pedagógico e administrativo da escola.
A gestão democrática está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e a organização das ações que favorecem a participação social. No planejamento, na tomada de decisões, nos execução das políticas internas, na formulação de novas ideias...
A gestão escolar é um processo participativo, pois é elaborado em partes por diversas pessoas, ou digamos a comunidade escolar. É necessário verificar constantemente a elaboração do mesmo para mantê-lo atualizado e de acordo com o contexto atual.

Aprendizagens construídas na 6ª semana em Fundamentos Teórico-Metodológicos da atuação docente

O PPP é um projeto que reúne propostas e metas para serem alcançadas. Seu sentido político consiste em formar o indivíduo para a sociedade e sentido pedagógico define de ações educativas para cumprir esse papel.
O PPP tem como objetivo a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, a busca da melhoria na qualidade de ensino e provocar a reflexão e discussão dos problemas de escola.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia, que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. 
Deve ser um processo permanente que envolva toda comunidade escolar, nascer da própria realidade do contexto escolar.Envolver a comunidade nesse trabalho e compartilhar a responsabilidade de definir os rumos da escola é um desafio e tanto. Mas o esforço compensa: com um PPP bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões.

Aprendizagens construídas na 4ª e 5ª semana em Fundamentos Teórico-Metodológicos da atuação docente

Paradigma... Poderíamos compará-lo a um guarda chuva onde está ancorada um série de estudos de um grupo, de uma corrente ou teoria. Modelo que uma sociedade partilha; Campo científico com métodos e valores; padrão a ser seguido.
A Ecopedagogia quer promover o verdadeiro sentido de nossa humanidade, perceber o sentido das coisas na prática cotidiana, uma vida com mais harmonia e sustentabilidade. É um novo paradigma, um paradigma mais humano que cabe a nós futuras pedagogas incorporar sua essência.
Ensinar exige a criação de possibilidades pelos professores para seus alunos. Situações que possibilitem vivenciar experiências para que a aprendizagem se desenvolva de forma significativa para os educandos.
A autora concorda com Edgar Morin (2000), quando fala de uma retomada de pensamento humano, para que possamos responder aos desafios da globalidade, da complexidade, da vida social, política.... E precisamos, pois, isso ajudar a propiciar uma abertura para o novo, um pensamento novo o da ecopedagogia.
Seria muito bom trabalharmos sob a linha do construtivismo. Uma proposta construtivista parte de que o ser humano vai aprendendo, conhecendo e construindo suas habilidades a partir da interação com o meio com o professor e outros sujeitos envolvidos, através de experiências e vivências.

domingo, 25 de março de 2012

Aprendizagens construídas na 3ª semana em Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Atuação Docente

Todas essas correntes sofrem modificações e alterações e surgem temas emergentes em debate com essas teorias modernas.
Dúvidas, questionamentos, valores e objetivos da educação sempre surgem. Não podemos mais aceitar  que possuímos certezas absolutistas e também precisamos atuar de maneira moral com a política pedagógica em nossa jornada.
Discutir sobre os conteúdos escolares, o currículo, a cultura, a linguagem, novas tecnológicas, a diversidade cultural, fazem parte das questões a serem pensadas.Tudo isso favorece a melhoria do ensino e as políticas públicas.

Aprendizagens construídas na 2ª semana em Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Atuação Docente

A pedagogia ocupa-se das tarefas de formação humana em contextos determinados, tempos e espaços.
Em um mundo de mudanças e movimento é preciso rever objetivos e teorias para que nos contextos sociais possa haver desenvolvimento das aprendizagens.
Pedagogia ou ação pedagógica para utilizar teorias e práticas adequadas. As teorias pedagógicas modernas então ligadas há fatos e acontecimentos históricos como por exemplo, a Reforma Protestante, o Iluminismo, a Revolução Francesa...
As correntes da pedagogia tradicional, a escola nova, o tecnicismo educacional... entre outras ainda contribuem para as pedagogias pós modernas que estão ligadas aos grandes avanços científicos tecnológicos da atualidade.
É preciso conhecer as teorias desde as clássicas as contemporâneas. Elas são influenciadas pelas clássicas e pós modernas e o esboço ocorreu do estudo bibliográfico das demais teorias.
É fundamental conhecer as diferentes teorias da linha racional-tecnológica, neocognitivas, sociocríticas, holísticas e pós modernas para um bom trabalho em atuação docente.

Aprendizagens construídas na 1ª semana em Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Atuação Docente

Ensinar não é transmitir conhecimentos...
Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996), Paulo Freire propõem um trabalho docente responsável e humano. Durante a leitura podemos perceber que ele faz referência ao inacabamento, ou seja, o ser humano é um ser inacabado, sempre na busca do saber mais. Somos seres condicionados a uma série de fatores e isso também nos convida a repensar em nosso trabalho docente.
O professor deve criar possibilidades para a construção do conhecimento de seus alunos para que atuem com autonomia e confiança em sua jornada de estudos.O professor precisa refletir constantemente sobre sua sua prática docente. Deve respeitar a bagagem cultural de cada aluno e seus conhecimentos já adquiridos.
Ensinar exige humildade, tolerância, alegria, esperança e principalmente curiosidade, pois são as perguntas que movem o mundo! É necessário a conscientização dos professores em ver novas possibilidades de ensino, realizar a leitura de mundo para perceber a realidade, buscar soluções e propor mudanças.