domingo, 25 de março de 2012

Aprendizagens construídas na 3ª semana em Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Atuação Docente

Todas essas correntes sofrem modificações e alterações e surgem temas emergentes em debate com essas teorias modernas.
Dúvidas, questionamentos, valores e objetivos da educação sempre surgem. Não podemos mais aceitar  que possuímos certezas absolutistas e também precisamos atuar de maneira moral com a política pedagógica em nossa jornada.
Discutir sobre os conteúdos escolares, o currículo, a cultura, a linguagem, novas tecnológicas, a diversidade cultural, fazem parte das questões a serem pensadas.Tudo isso favorece a melhoria do ensino e as políticas públicas.

Aprendizagens construídas na 2ª semana em Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Atuação Docente

A pedagogia ocupa-se das tarefas de formação humana em contextos determinados, tempos e espaços.
Em um mundo de mudanças e movimento é preciso rever objetivos e teorias para que nos contextos sociais possa haver desenvolvimento das aprendizagens.
Pedagogia ou ação pedagógica para utilizar teorias e práticas adequadas. As teorias pedagógicas modernas então ligadas há fatos e acontecimentos históricos como por exemplo, a Reforma Protestante, o Iluminismo, a Revolução Francesa...
As correntes da pedagogia tradicional, a escola nova, o tecnicismo educacional... entre outras ainda contribuem para as pedagogias pós modernas que estão ligadas aos grandes avanços científicos tecnológicos da atualidade.
É preciso conhecer as teorias desde as clássicas as contemporâneas. Elas são influenciadas pelas clássicas e pós modernas e o esboço ocorreu do estudo bibliográfico das demais teorias.
É fundamental conhecer as diferentes teorias da linha racional-tecnológica, neocognitivas, sociocríticas, holísticas e pós modernas para um bom trabalho em atuação docente.

Aprendizagens construídas na 1ª semana em Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Atuação Docente

Ensinar não é transmitir conhecimentos...
Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996), Paulo Freire propõem um trabalho docente responsável e humano. Durante a leitura podemos perceber que ele faz referência ao inacabamento, ou seja, o ser humano é um ser inacabado, sempre na busca do saber mais. Somos seres condicionados a uma série de fatores e isso também nos convida a repensar em nosso trabalho docente.
O professor deve criar possibilidades para a construção do conhecimento de seus alunos para que atuem com autonomia e confiança em sua jornada de estudos.O professor precisa refletir constantemente sobre sua sua prática docente. Deve respeitar a bagagem cultural de cada aluno e seus conhecimentos já adquiridos.
Ensinar exige humildade, tolerância, alegria, esperança e principalmente curiosidade, pois são as perguntas que movem o mundo! É necessário a conscientização dos professores em ver novas possibilidades de ensino, realizar a leitura de mundo para perceber a realidade, buscar soluções e propor mudanças.